O que fazer para ajudar no desempenho escolar dos filhos?
Auxiliar os filhos durante o período escolar, estimulando-os a terem um bom desempenho, tanto dentro quanto fora de sala de aula, é uma das atividades que requerem mais dedicação e atenção dos pais. Embora muitos fatores possam influenciar o resultado, saber como ser mãe e, ao mesmo tempo, assumir o papel de orientação e auxílio quando os pequenos precisam, não é fácil.
Pensando nisso, separamos 4 dicas de como você pode contribuir mais ativamente no aprendizado de seus filhos e ajudá-los a se desenvolverem mais. Confira!
Garanta um espaço propício para o estudo
Essa é a primeira dica por um motivo bastante simples: as crianças precisam de um espaço para que elas possam estudar sem interferência de barulhos, pessoas passando ao redor ou distrações que tirem sua concentração, atrapalhem o aprendizado e dificultem a realização das tarefas de casa.
É de suma importância que seus filhos possam contar com você para ter esse ambiente diariamente em casa. Portanto, organize o lar e providencie um lugar bem iluminado, limpo e tranquilo para que eles possam estar.
Também é importante acrescentar material de consulta como livros e acesso supervisionado à internet, para caso eles precisem pesquisar algo mais complexo.

Estabeleça uma rotina
Esse é um dos grandes problemas em muitos lares, pois os pais não estabelecem uma rotina e o filho acaba dando mais atenção a outras atividades, como brincadeiras, televisão e jogos de videogame, esquecendo de suas obrigações.
Por isso, é fundamental que você oriente-o e ensine-o a importância e o valor de uma rotina para o seu aprendizado. Sem prática, a criança não conseguirá assimilar o que aprende em sala de aula, além de correr o risco de ficar displicente com tarefas de casa, trabalhos e pesquisas.
Acompanhe as tarefas de casa
Uma vez que a criança tem um momento reservado do dia para estudar e realizar os seus deveres, aproveite para oferecer assistência e ajudá-la com suas dificuldades.
Essa é uma oportunidade para criar laços, mostrar que se preocupa e que valoriza o seu esforço em realizar as atividades que os professores passaram.
Acompanhar o que o seu filho está aprendendo na escola e como ele está absorvendo as matérias lecionadas durante os deveres de casa também vai ajudá-lo a se sentir motivado a fazer o seu melhor sempre.

Saiba como auxiliar seu filho caso ele tenha baixo rendimento
Notas baixas nem sempre são resultados diretos da falta de estudo. Às vezes, o aluno tem dificuldade em determinada matéria ou não compreende bem o que é passado pelo professor, criando dificuldades para estudar e conseguir se sair bem nos exames. Se isso acontecer com o seu filho, não brigue ou o critique.
Seja uma boa mãe e busque o diálogo para tentar entender o que se passa com ele, quais suas dificuldades e como vocês podem resolver esse problema juntos. Mostrar que está ao lado dele e que seu filho pode contar com você é importante para sua autoestima e confiança.
Aplicando nossas dicas ao seu cotidiano, você conseguirá se atentar às necessidades das crianças, melhorando o relacionamento com elas e complementando a educação escolar, enquanto alia suas funções de casa e seu papel de como ser mãe.
Este post foi útil? Aproveite e siga a gente nas redes sociais! Assim você acompanha um conteúdo pensado para você resolver seus problemas pessoais e recebe orientações especiais para mudar o seu dia a dia! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube!